Tutorial: bandeirolas de crochê em estilo retrô

crochet bunting tutorial

Minhas bandeirolas de crochê me fazem pensar nos anos 70. Porque elas foram feitas no estilo granny square e, para mim, eles são a cara dos anos 70. Não só pela mistura de cores, mas também pelo padrão criado na trama do crochê. As bandeirolas são fáceis de fazer e podem ser uma boa ideia para a decoração de festas, quarto infantil ou mesmo a sala – como eu fiz aqui em casa. Afinal, por aqui, a única regra é justamente que não existe regra para decorar 😉

crochet bunting tutorial

A garland pronta ficou assim, com 10 bandeirolas e uma tira, também de crochê, no topo. Você pode fazer a sua garland com quantas bandeirolas quiser. Também pode crochetá-las todas de uma mesma cor ou todas com a mesma repetição de cores. Eu quis brincar com os tons de azul, roxo e rosa e, por isso, fiz as bandeirinhas todas umas diferentes das outras.

Você vai precisar de lã (ou linha) de cores variadas e agulha compatível com a espessura escolhida.

crochetbruntingtutorial6

Faça 4 correntes e feche, para formar um anel. A primeira volta você trabalha no anel: faça 6 correntes, 3 pontos altos, 3 correntes, 3 pontos altos, 3 correntes, 2 pontos altos. 1 ponto baixíssimo no terceiro ponto da corrente, para fechar essa volta. Arremate.

crochetbruntingtutorial7

Com a segunda cor de lã, comece a trabalhar num dos espaços de 3 correntes. Faça uma corrente com 6 pontos. No primeiro espaço de canto, 3 pontos altos, 1 corrente. No segundo espaço de canto, 3 pontos altos, 3 correntes, 3 pontos altos, 1 corrente. No terceiro espaço de canto, 3 pontos altos, 3 correntes, 3 pontos altos, 1 corrente. No primeiro espaço de canto novamente, 2 pontos altos e una com o outro ponto alto que já estava ali, para finalizar essa volta.

crochetbruntingtutorial8

Com outra cor de lã, faça uma corrente com 6 pontos no primeiro espaço de canto, 3 pontos altos, 1 corrente. No segundo espaço de canto, 3 pontos altos, 3 correntes, 3 pontos altos, 1 corrente. No terceiro espaço de canto, 3 pontos altos, 3 correntes, 3 pontos altos, 1 corrente. No primeiro espaço de canto novamente, 2 pontos altos e una com o terceiro ponto da corrente inicial. Arremate.

crochetbruntingtutorial9

Troque a cor da lã e aça uma corrente com 6 pontos no primeiro espaço de canto, 3 pontos altos, 1 corrente. No próximo espaço de correntes, 3 pontos altos, 1 corrente. No segundo espaço de canto, 3 pontos altos, 3 correntes, 3 pontos altos, 1 corrente. No próximo espaço de correntes, 3 pontos altos, 1 corrente. Siga essa sequência até o final da volta. Arremate.

crochetbruntingtutorial10

A partir de agora, todas as voltas são iguais, com a única diferença de que elas terão sempre mais e mais espaços de correntes entre os três espaços de canto.

crochetbruntingtutorial11 crochetbruntingtutorial12 crochetbruntingtutorial13 crochetbruntingtutorial14 crochetbruntingtutorial15 crochetbruntingtutorial16 crochetbruntingtutorial17

No total, você tem sete voltas, com sete cores diferentes.

crochetbruntingtutorial18

 

Depois que tiver crochetado 10 ou mais bandeirolas, é só uni-las com uma longa corrente de crochê. No meu caso, eu fiz uma tira mais larga, com a primeira carreira de ponto alto, a segunda com 3 pontos altos e 3 correntes e a terceira com ponto alto de novo. Deu um certo trabalho calcular o comprimento correto, mas eu gostei do resultado.

crochetbruntingtutorial3As minhas bandeirolas estão provisoriamente na parede em cima da tv, porque estamos planejando mais mudança por aqui… Depois de julho a gente vê onde elas vão ficar de verdade 😉

 

Para saber mais:

Bandeirolas de crochê (um outro modelo, feito pela minha mãe)

2 comentários sobre “Tutorial: bandeirolas de crochê em estilo retrô

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s