Aproveitando restos de lãs e fios

crochetflowers1

Eu tenho feito muito crochet, porque descobri que é o craft mais prático para mim: consigo fazer um pouquinho de cada vez e não perder o ritmo, consigo fazer enquanto assisto filmes com o meu filho, consigo fazer enquanto estou esperando por ele na aula de piano… Então tenho crochetado bastante e, por conta disso, tenho ficado com muitas sobras de lãs e fios em geral. Como não gosto de guardar restinhos para usar depois – porque nunca uso e eles só se acumulam – resolvi usar todos as sobras para fazer flores. Já tenho uma caixa cheia delas e agora inventei uma bem básica, que é perfeita para aproveitar até os pedaços pequenos de fio.

crochetflowers2

Essas flores que você vê aqui nas fotos eu fiz quarta-feira passada, enquanto esperava a hora de ir buscar meu filho na escola. Aproveitei que estava com a mão na massa (ou nos botões) e fiz também esta flor amarela, usando um botão grandão em formato de flor, um comum azul e outro em formato de flor, de porcelana. Virou um broche, assim como as outras flores.

crochetflowers3

Essas flores não podiam ser mais fáceis de fazer:

Primeiro, eu faço uma corrente com três pontos e fecho, formando um anel. No anel, eu trabalho (geralmente) 15 pontos altos e fecho para formar um círculo. No círculo, eu trabalho 5 correntes e um ponto baixíssimo, seguindo até completar a volta. A flor está pronta. Dica: essa flor básica funciona bem com linhas, lãs e fios bem grossos, como os que eu usei aqui.

crochetflowers4 crochetflowers5

Para transformar as flores em broches, eu tenho usado alfinetes de segurança básicos, apenas tendo o cuidado de escolher a mesma cor da flor. Porque, como você pode ver na foto acima, o alfinete de segurança quase desaparece e fica bem discreto na hora de colocar na roupa.

crochetflowers6 crochetflowers7

Para fazer essas flores, eu usei botões de boa qualidade, com figuras de animais da floresta. Comprei esses botões numa cidadezinha aqui perto, que tem um mercado público fofo, cheio de banquinhas com material de costura. O botão em formato de coração é de porcelana e eu comprei numa exposição sobre borboletas no Natural History Museum, em Londres.

crochetflowers8

Esses botões em formato de flor, também de porcelana, eu comprei numa lojinha só de botões aqui da minha cidade. Eles são feitos a mão, por artesãos. Como são delicados e mais caros, acabam sendo perfeitos para usar em broches – que não vão ser lavados e serão usados com mais cuidado.

8 comentários sobre “Aproveitando restos de lãs e fios

  1. Tão difícil achar botões bonitos nos
    armarinhos do Rio… A loja Caçula os tem variados, mas sempre os mesmos…velhos conhecidos…
    Esses que apresenta são lindos! ! E aliados ao croché vão ser motivo de disputa entre suas novas amigas!
    Uma boa semana
    S. O.
    Rio

    Curtir

  2. Que criativo esse reaproveitamento. E me encantei com os botões de porcelana. E tu gosta de um broche né minha amiga?! Os a ganhei de ti estão sendo usados com muito gosto (são os únicos q tenho) e o q enviasse para Deodora também. Bjs

    Curtir

    • Eu tenho uma coleção de broches, Eliege! (Na verdade, a minha segunda, porque eu tinha uma no Brasil e me desfiz dela praticamente toda… Mas foi só chegar aqui que comecei outra, claro!) Fico feliz que vocês estão usando. Vou lembrar de mandar mais alguns ano que vem, quando a minha mãe vier! Bjs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s